Otoplastia





A cirurgia da orelha de abano, otoplastia, visa a correção do afastamento das orelhas que dá um aspecto pouco estético causando incômodo às crianças, adolescentes e adultos. A otoplastia corrige não só anomalia do crescimento da orelha, popularmente conhecida como orelha-de-abano, mas também deformidades adquiridas por trauma ou doença. 

O fator preponderante para que haja o desenvolvimento da orelha de abano é a herança genética.

A idade ideal para a cirurgia de correção da orelha de abano, otoplastia, é entre 5 e 7 anos de idade, quando a orelha já está totalmente formada. Uma vez que as orelhas de abano são motivo de chacotas entras as crianças, a operação de correção antes do período escolar eliminaria esse inconveniente. Porém, a otoplastia também pode ser feita em idade mais avançada em adultos.

A otoplastia apresenta um risco pequeno porém, como qualquer cirurgia, existe a possibilidade de ocorrer complicação ou reação à anestesia. Há o risco de infecção na cartilagem, geralmente tratada com antibiótico, que poderia ocasionar cicatrização alterada e de pior aspecto. Os riscos podem ser reduzidos seguindo à risca as recomendações pré e pós-operatórias.



Comente:

Nenhum comentário

Comente Sempre!