Cabelos Crespos




O cabelo é um prolongamento muito fino que nasce minúsculas cavidade na pele, chamadas de fulículos pilosos. Do Ponto de vista químico, os cabelos consistem em minerais, pigmentos (que dão cor), lípidios (óleos) e principalmente proteínas (a queratina). Cada fio é formado basicamente por três elementos: cutícula, córtex e medula. As características destes elementos determinarão sua configuração ondulada ou muito encaracolada. 

A CUTÍCULA é a camada mais externa, composta de estruturas planas, sobrepostas como escamas, que são responsáveis pela proteção da fibra capilar. Os cabelos crespos e muito crespos possuem uma cutícula com superfície mais porosa, o que torna os cabelos mais frágeis. Além disso, os cabelos muito crespos possuem um maior número de camadas externas que podem adquirir uma configuração irregular ao redor da curva do fio do cabelo. 

O CÓRTEX é a camada intermediária que constitui a maior parte das fibras e são responsáveis pela resistência dos cabelos. É ela que dá aos cabelos brilho e textura. Consiste em proteínas capilares fribosas, denominadas queratina, substâncias conhecidas por melanina e feomelanina, responsáveis pela cor dos cabelos. Em geral cabelos crespos e muito crespos possuem um córtex mais fino, e torna o cabelo mais suscetível a quebras e danos provocados pelo calor. 

A MEDULA é a parte mais interna do fio do cabelo. É uma região porosa, bem no centro da fibra capilar. Os cabelos mais crespos podem ter medulas imterrompidas ou ausências de medula. 

A GLÂNDULA SEBÁCEA é responsável por lubrificar a cutícula com o sebo, um óleo (lipídio) que proteje o cabelo. Uma outra característica dos cabelos muito crespos é a menor quantidade destes lipídios de proteção, o que os tornam mais sensíveis e opacos. A variação de diametro dos cabelos crespos fazem que sejam mais delicados e frágeis. Sua configuração ondulada provoca um acúmulo de carga eletrostática, isto é, o cabelo fica com aparência mais "eletrizada". 

Além disso, possuem um menor conteúdo de água o que comtribui para o aspecto ressecado dos fios. A própia estrutura do cacho do cabelo dificulta o deslize do sebo, deixando o cabelo mais vulnerável ao ressecamento. essa estrutura torna os cabelos crespos e muito crespos mais sensíveis ao ato de pentear e escovar. 

Todas essas características fazem com que os cabelos crespos e muito crespos necessitem de cuidados especiais e produtos desenvolvidos para interagir positivamente às sua s necessidades. 

DICAS PARA MANTER OS CABELOS SAUDÁVEIS: 

* Evite penteá-los a seco. Para manter intacta sua estrutura, recomenda-se penteálos quando ainda estiverem úmidos. 

* Desenbarace-os cuidadosamente iniciando as pontas até chegar à raiz. 

* Não enxugue-os vigorosamente. Precione a toalha suavemente para absorver o excesso de água. 

* Durante a lavagem,massageie o couro cabeludo para estimular a produção de sebo protetor dos cabelos. 

* Utilize sempre produtos complementares como gel hidratante formador de cachos para deixa-los hidratados e flexíveis ou Spray Intensificador de brilho para ajudar a prevenir o ressecamento



Espero que você tenha gostado dessa abordagem. Dicas para Profissionais:
  • Livros sobre Estética
  • Cursos online de Estética
  • Ebooks de Estética
  • Curso online de Taping Estético
  • Curso online de Microagulhamento Mecânico, Elétrico e por Infusão
  • Curso online de Carboxiterapia Científica, Descolamento Compartimental (DEEP Carboxi) e Hidrolipoclasia (HLC)
  • Curso online de Intradermoterapia

  • Comente:

    Nenhum comentário

    Comente Sempre!