Mesoterapia





Técnica francesa utilizada no tratamento de celulite, gordura localizada, flacidez e estrias, por meio da aplicação de um coquetel de medicamentos, com diferentes mecanismos de ação que promovem a diminuição de gordura no local tratado injeções com substâncias que agem contra celulite e a queima de gordura localizada são aplicadas no glúteo. Só pode ser feita por um médico.

Uma importante técnica para tratar Celulite é a Mesoterapia. É um controvertido tema. É um método eficiente? para o que se propõe? O que é exatamente Mesoterapia? Se um medicamento é ministrado por via oral ou por injeção , circula pelo sistema vascular atingindo todos os órgãos . Embora um produto possa se concentrar mais em determinados órgãos, de maneira geral se distribuem por todo o corpo. Só uma pequena parte do medicamento vai para o órgão alvo, onde existe o problema. Portanto, da dose total recebida, apenas uma fração chega até o local que está doente. Por exemplo, se um paciente tem uma "inflamação" no joelho e recebe um anti-inflamatório, a medicação vai se distribuir por todo o corpo, atingindo os pulmões, o fígado, o outro joelho, enfim todo o organismo, e só uma pequena parcela vai atingir o joelho doente.

A dose do medicamento é calculada baseada na parcela que age no ponto que está doente, e o restante acaba sendo inútil. O princípio básico da Mesoterapia é a aplicação de medicamentos, próximo ao local onde vai agir. Então se a medicação é aplicada no local, estará presente no ponto alvo em altas doses, e quando é absorvida e distribuída pelo organismo , se dilui e tem seu efeito muito diminuído para os outros órgãos. Então, uma pequena quantidade aplicada no local alvo terá uma forte ação neste local , e quando absorvida e distribuída no resto do organismo haverá uma diluição e os possíveis efeitos colaterais serão muito diminuídos.

É óbvio que esta técnica não substitui qualquer dos tratamento convencionais, mas tem algumas aplicações muito específicas onde pode ser útil. Portanto, Mesoterapia é apenas uma maneira de administração de medicamentos. Pode ser excelente , ou inútil ou até prejudicial dependendo de quem realiza o tratamento ( que deve ser sempre um médico treinado e habituado com a técnica), do tipo de medicamento aplicado, do problema à ser tratado e do órgão alvo onde foi feita a aplicação.

Os medicamentos usados em mesoterapia são lipolíticos, ou seja, liberam a gordura do tecido. Esta gordura tem que ser consumida. O exercício provoca o consumo desta gordura liberada, que não será reposta por causa da reeducação alimentar. Mas, se a gordura é liberada com mesoterapia, e não ocorre o consumo com exercícios, ela volta para onde saiu. E também se continuarem a ocorrer os erros alimentares, nova gordura se deposita. Neste caso a mesoterapia libera e a má alimentação repõe a gordura liberada, tornando inútil o tratamento. Portanto, Mesoterapia só é eficiente associada à reeducação alimentar e à prática de exercícios.

Fonte: Site BemStar



Espero que você tenha gostado dessa abordagem. Dicas para Profissionais:
  • Livros sobre Estética
  • Cursos online de Estética
  • Ebooks de Estética
  • Curso online de Taping Estético
  • Curso online de Microagulhamento Mecânico, Elétrico e por Infusão
  • Curso online de Carboxiterapia Científica, Descolamento Compartimental (DEEP Carboxi) e Hidrolipoclasia (HLC)
  • Curso online de Intradermoterapia

  • Comente:

    Nenhum comentário

    Comente Sempre!