Colesterol




O colesterol é um tipo de gordura produzida pelos tecidos orgânicos do nosso corpo, em especial o fígado, e é transportado no sangue por "pacotes" chamados lipoproteínas.

Há o "pacote" HDL - lipoproteína de alta densidade - conhecido como bom colesterol, por remover a gordura da corrente sangüínea.

E há o LDL - lipoproteína de baixa densidade - conhecido como mau colesterol, por distribuir a gordura por todo o organismo. É justamente esta fração que está elevada quando se diz que uma pessoa tem colesterol alto.

O colesterol pode ser prejudicial por três motivos: devido a sua quantidade no sangue, devido a problemas nas proteínas específicas que o transportam ou, ainda, devido a alguns transtornos nos receptores celulares que facilitam o seu metabolismo. Se a gordura sobrar na circulação, irá ficar depositada nas artérias, que com o tempo, poderão entupir. Se isso ocorrer numa artéria do coração, a pessoa terá um infarto do miocárdio, se for no cérebro, terá um derrame. Existe uma predisposição hereditária para o colesterol alto.

Além disso, a obesidade, sedentarismo, alimentação rica em gorduras saturadas e pobre em gorduras poliinsaturadas (óleos vegetais) e fibras também contribuem para a elevação do colesterol. Quem tem baixa concentração de hormônios tireóide, ou diabetes não controlada também tem propensão a colesterol alto.
A concentração ideal de colesterol total é por volta de 140 miligramas por decilitro, mas até 225 é considerado um valor normal. Além do colesterol total, é muito importante analisar a taxa dos dois tipos de colesterol.

O valor do HDL (colesterol bom) por sua vez deve apresentar taxa superior a 40 miligramas por decilitro, e o LDL (colesterol ruim) deve ter uma taxa inferior a 130.

Através de exame de sangue pode-se identificar os níveis de colesterol total e das frações LDL e HDL, além de taxas correlacionadas como LDL/HDL e colesterol total/ HDL.
O que fazer?

1. Atividade física regular: você não precisa se exercitar todos os dias, o importante é que mantenha sempre a mesma freqüência. Estudos mais recentes demonstram que as pessoas se sentem mais felizes quando estão praticando uma atividade que elas gostam. Se você não é adepto à caminhada, existem muitas outras alternativas, como a dança, a hidroginástica, etc. O importante é que você sinta prazer naquilo que está fazendo, para que consiga manter uma freqüência.

2. Dieta adequada com alimentos ricos em fibras e pectina (cereais integrais, frutas e verduras) e óleos insaturados (oliva e canola). Existem hoje no mercado diversos produtos naturais, como a soja, que está comprovado cientificamente que previne e cura diversas doenças.

3. Evite principalmente o consumo de ovos, gordura animal, manteiga e outros óleos que se solidificam em temperatura ambiente. Há várias maneiras de se preparar um alimento que diminuem consideravelmente o nível de calorias.

4. Conheça o que é recomendável e o que não é, em relação à alimentação: Não recomendável: manteiga, banha, toucinho; creme de leite, leite condensado, sorvetes, queijo amarelo; pão branco; gemas; conservas, azeitonas; frituras em geral; castanhas; carnes gordas; conservas de peixe em óleo e todos os tipos de mariscos; bebidas com açúcar e alcoólicas. Recomendável: azeite, óleo de girassol, óleo de milho, pasta de soja; leite magro, iogurte magro, queijos magros; cereais integrais, sucos naturais e chás.

Dicas alimentares

Para ajudar a desenvolver hábitos mais saudáveis: comer sempre a metade do que gostaria de comer, aumentar o número de refeições diárias (5 ou 6), comendo menos e dando mais importância às verduras, legumes e frutas crus. Cuidado com manga, caqui e abacate, eles engordam, não abuse. Usar alimentos desnatados, evitar o açúcar e os alimentos que o contém, evitar a gordura animal (carne de porco, carne de vaca gordurosa, torresmo, pele de frango, maionese, frituras, embutidos, etc - todos nós sabemos o que não devemos comer), tomar muita água (esse é o único alimento que não contém calorias) fora das refeições (antes ou depois), evitar refrigerantes e bebidas alcoólicas e evitar comer nos intervalos das refeições. Para que isso dê certo a pessoa precisa também fazer exercícios regularmente, ou seja, gastar as calorias armazenadas. Os exercícios devem ser de preferência aeróbicos (caminhada, natação, hidroginástica, corrida leve) e devem ser feitos de 30 a 45 minutos pelo menos 3 vezes na semana. Procure uma atividade que você goste de realizar.

Espero que você tenha gostado dessa abordagem. Dicas para Profissionais:
  • Livros sobre Estética
  • Cursos online de Estética
  • Ebooks de Estética
  • Curso online de Taping Estético
  • Curso online de Microagulhamento Mecânico, Elétrico e por Infusão
  • Curso online de Carboxiterapia Científica, Descolamento Compartimental (DEEP Carboxi) e Hidrolipoclasia (HLC)
  • Curso online de Intradermoterapia

  • Comente:

    Nenhum comentário

    Comente Sempre!