As olheiras e suas causas





As vezes, tenho certeza que ter olheiras não é coisa de Deusinho! Se para muitas pessoas elas não incomodam, para outras tantas é inconventiente estético.

Mas vamos entender mais sobre "elas"?

A pele que cobre a área dos olhos é muito delicada – tem apenas 0,4 mm de espessura, enquanto a do corpo mede 2 mm, e um acúmulo extra de melanina (pigmento que dá cor à pele) ou de vasinhos nessa região acaba transparecendo facilmente na forma de olheiras. O grande inconveniente dessas manchas é a aparência de cansaço que fica estampada no rosto. 
 
Para apagar olheiras e aliviar a expressão vale tudo: das antigas compressas de chá de camomila (uma solução paliativa), às técnicas modernas de laser. É bom lembrar que nenhuma delas resolve totalmente o problema, mas a melhora é considerável. Mais um aviso: o tratamento surte efeito apenas quando se ataca o problema de acordo com sua origem. Por isso, se você não vê diferença, é provável que esteja adotando um procedimento inadequado. Pode haver excesso de vasinhos e de melanina (o pigmento que dá cor à pele) e bolsas de gordura. Na maioria dos casos, as olheiras são resultado da combinação desses fatores.

Vasinhos

Olheiras arroxeadas que surgem cedo – às vezes até na infância – normalmente estão relacionadas à predisposição genética e significam um excesso de vasinhos na região abaixo dos olhos, esses casos são os mais difíceis de tratar.

Estresse, noites mal dormidas, cigarro, excesso de bebidas alcoólicas, café e até mesmo o período menstrual pioram o quadro, pois estimulam o fluxo sangüíneo e dilatam os vasos da região.

Melanina

A concentração de melanina (pigmento que dá cor à pele) na região das pálpebras inferiores, mais comum em pessoas com mais de 35 anos, também estimula as olheiras, neste caso a mancha é acastanhada.

Bolsa

Bolsas que surgem devido à retenção de líquidos ou ao acúmulo de gordura nas pálpebras inferiores formam uma sombra na pele e dão a impressão de olheiras.


Quer saber o que mais a gente publicou sobre olheiras? É so ir no sistema de busca, aqui abaixo da página edigitar a palavra "olheiras" ou qualquer outro assunto que você queira saber.

Até a próxima!


Espero que você tenha gostado dessa abordagem. Dicas para Profissionais:
  • Livros sobre Estética
  • Cursos online de Estética
  • Ebooks de Estética
  • Curso online de Taping Estético
  • Curso online de Microagulhamento Mecânico, Elétrico e por Infusão
  • Curso online de Carboxiterapia Científica, Descolamento Compartimental (DEEP Carboxi) e Hidrolipoclasia (HLC)
  • Curso online de Intradermoterapia

  • Comente:

    Nenhum comentário

    Comente Sempre!