A questão hormonal e o aumento na produção de sebo, associado à obstrução dos poros, são as principais razões para o surgimento das indesejadas espinhas.
O sebo natural da pele, quando produzido de forma regulada, é bom, pois atua como lubrificante natural da pele, mas quando produzido em excesso, obstrui o canal de escoamento das glândulas, inflamando-as e surgindo a acne.
Os principais fatores causadores da acne são: dietas ricas em gordura, problemas hormonais, emocionais, contraceptivos, stress, baixa imunidade, comidas enlatadas, poluição e excesso de exposição solar.
O uso de cosméticos inapropriados para o tipo de pele também podem resultar em acnes. Por exemplo, se você tem uma pele mais oleosa, não deve usar produtos em creme, e sim em gel ou loção. Entretanto, o importante é manter a higienização adequada da pele, fazendo com que os poros fiquem livres das impurezas do ar, reduzindo a quantidade de sebo e consequentemente a produção de acnes.
Quando surgir uma acne em uma mulher madura, o ideal é consultar um especialista, pois o problema pode ser proveniente de mudanças hormonais, o que requer tratamentos especiais.
Para evitar a acne, siga as dicas:
- Não se esqueça de retirar a maquiagem antes de dormir;
- Higienize a pele pela manhã e à noite, use um demaquilante em gel ou loção com um algoodão para retirar as impurezas e depois uma loção adstringente para retirar o excesso de oleosidade.
- Faça limpeza de pele uma vez por mês;
- Faça uma esfoliação caseira uma vez por semana. Ao aplicar o produto, faça leves movimentos circulares.
- Use shampoo para controlar a oleosidade do cabelo, o óleo presente no couro cabeludo escorre sobre a testa deixando-a mais oleosa;
- Evite a franja caindo sobre a testa. O rosto fica abafado, dificultando a respiração da pele o que aumenta a oleosidade da pele;
- Beba de um a dois litros de água por dia, isso a manterá hidratada e auxiliará na saúde da pele;
- Mantenha uma alimentação saudável, coma frutas, vegetais e verduras para limpar o organismo e melhorar seu funcionamento;
- Use produtos adequados para sei tipo de pele; - Use produtos sem álcool e a base de gel ou loção;
- Evite o stress, faça atividades esportivas;
- Evite a contaminação da pele, para secar o rosto, use toalhas de papel;
- Não esprema os cravos e espinhas, porque pode espalhar a infecção e deixar cicatrizes;
- Use cosméticos hipoalergênicos e que não contenham óleo;
- Use sabonetes neutros.
Anote as dicas e diga adeus para as espinhas!
Espero que você tenha gostado dessa abordagem. Dicas para Profissionais:
Nenhum comentário
Comente Sempre!