Confira dicas para tratar a pele durante o inverno





Confira dicas para tratar a pele durante o inverno Divulgação/Divulgação

A falta de hidratação natural deixa a pele seca e menos resistente às agressões dos fatores ambientais. Isso se deve a alteração no manto hidrolipídico - localizado na região mais superficial da pele, composto por proteínas, substâncias hidrossolúveis e lipídeos - e deixa a pele com uma aparência opaca, áspera, com textura fina e sensível. O ressecamento também contribui para o envelhecimento precoce, aparecimento de vermelhidão e coceira.

E a época que mais ocorre a queixa de pele seca é no período do outono/inverno. O motivo é simples. No frio, as glândulas sebáceas e sudoríparas ficam menos produtivas, o que causa a falta de lubrificação natural.

No inverno, o clima fica mais seco, os banhos ficam mais quentes e as pessoas bebem menos água. Além do ressecamento, a médica relata também que o frio pode causar reações à pele se ela não receber uma hidratação correta. A dermatite atópica (manchas ásperas na pele) e as indesejáveis coceiras, também denominadas de prurido, são algumas das reações mais comuns neste período de baixa temperatura.

Essas alterações dermatológicas geralmente ocorrem porque nos dias mais frios e secos o corpo perde umidade para o ambiente e, por isso, as áreas mais expostas tendem a ficar mais ressecadas, como pernas, pés, mãos, braços, face e, principalmente a boca.

Cada pele uma hidratação

O processo de hidratação dependerá das características da pele de cada indivíduo, independentemente da idade ou do sexo. O mais importante é avaliar as necessidades individuais de cada um e os antecedentes alérgicos, já que as pessoas acometidas de bronquite, rinite e asma tendem a ter a pele mais ressecada ou sensível.

A hidratação deve ser individualizada para cada região do corpo, conforme a necessidade de cada paciente. Como cada pele tem uma peculiaridade não existe um ativo mais indicado para cada uma, mas sim a base mais adequada.

No caso de adolescentes que têm problemas de acne, existem hidratantes específicos para peles oleosas e acneicas. Os sabonetes para acne e alguns produtos utilizados para o tratamento deste problema, como retinóides tópicos e o peróxido de benzoila podem ressecar a pele, e na época do inverno isso pode ser ainda mais evidente.

Limpeza de pele

Não é porque os termômetros baixaram que a limpeza diária do rosto ficará esquecida. Pelo contrário. Ela deve ser ajustada.Durante o inverno, muitas vezes precisamos ajustar os tratamentos dermatológicos, como por exemplo, passar a usar sabonetes mais suaves ou espumas de limpeza com ação mais hidratante. O uso de esfoliantes deve ser mais restrito e, se o paciente estiver em tratamentos com retinóides, esses produtos que causam descamação leve a moderada devem ser evitado.

Dicas para anotar

Para cuidar da pele neste inverno, confira o que NÃO se deve fazer e o que PODE ser feito para evitar o ressecamento da pele:

Não fazer

- Banho muito quente e prolongado

- Pessoas de pele muito seca devem evitar o uso de sabonetes nas pernas e braços, usando somente nas áreas intimas e somente a espuma do sabonete no restante da pele

- Usar buchas vegetais, esponjas, cremes ou sabonetes de banho com grânulos (com exceção das áreas de pele mais engrossada, como cotovelos, joelhos e pés)

- Secar-se com toalhas ásperas, esfregando-se para não remover ainda mais a camada de proteção natural

Deve e pode fazer

- Banho rápido e morno é saudável e ecologicamente correto, com sabonetes glicerinados e hidratantes, pois são os que menos ressecam a pele

- Os esfoliantes de maneira geral podem ser usados, no máximo, uma a duas vezes por mês com grânulos finos. Do contrário, a pele perde o revestimento natural que tem com esse tipo de agressão e torna-se sem brilho e seca, fácil de manchar e se contaminar com vírus, bactérias e fungos

- Secar-se com toalhas felpudas, principalmente nas áreas de dobras do corpo (dedos, pés, virilhas e axilas) para evitar qualquer micose oportunista

- Aplicar um bom hidratante corporal com produtos à base de ureia, ácido lático, ácido hialurônico, óleos vegetais, vitaminas e antioxidantes



Espero que você tenha gostado dessa abordagem. Dicas para Profissionais:
  • Livros sobre Estética
  • Cursos online de Estética
  • Ebooks de Estética
  • Curso online de Taping Estético
  • Curso online de Microagulhamento Mecânico, Elétrico e por Infusão
  • Curso online de Carboxiterapia Científica, Descolamento Compartimental (DEEP Carboxi) e Hidrolipoclasia (HLC)
  • Curso online de Intradermoterapia

  • Comente:

    Nenhum comentário

    Comente Sempre!