Má postura pode provocar gordura localizada e celulite







Na hora de combater a gordura localizada e a celulite, muitas mulheres se submetem a uma carga intensa de exercícios, diversos tratamentos estéticos e dietas alimentares, mas poucas sabem que, além do sedentarismo e de uma alimentação desequilibrada, o surgimento dos pneuzinhos pode estar relacionado a outro mau hábito diário, a má postura corporal.


Seja no trabalho ou na prática constante de movimentos inapropriados nas atividades físicas, o problema pode ser o grande responsável pela gordurinha extra que teima em se manter no corpo e, até mesmo, pela temida celulite. Os desvios de coluna causados pela postura inadequada têm influência direta na origem da gordura localizada das regiões do abdômen e quadril, como também, da celulite.

A hiperlordose lombar pode acentuar regiões que já apresentam acúmulo de gordura, deixando-as mais evidentes. Além disso, pesquisas já comprovaram que esse desvio altera o espaço entre as vértebras, diminuindo a circulação de sangue nas áreas e promovendo a retenção de líquido - fatores que, juntos, facilitam o aparecimento dos implacáveis furinhos.

Engana-se quem pensa que os problemas estéticos causados pela má postura demoram a aparecer. Eles podem ter início já na adolescência. Para evitá-los, o cuidado com a posição corporal deve começar desde pequeno e fazer parte do dia a dia de todo mundo.

A boa notícia, porém, é que as gordurinhas localizadas, nestes casos, podem desaparecer com a reeducação postural. A fisioterapia, por meio de métodos como o RPG (Reeducação Postural Global) e os exercícios de alongamento, consegue reverter o quadro negativo, quando associada a bons hábitos de saúde. 

Já em relação à prevenção, vale lembrar que o ideal é fazer uma avaliação prévia das atividades físicas e esportivas mais adequadas ao seu perfil, assim como uma avaliação periódica com especialistas para prevenir problemas posturais decorrentes da prática incorreta de atividades físicas, além, é claro, da manutenção de uma dieta equilibrada.  



Comente:

Nenhum comentário

Comente Sempre!