O que provoca a celulite e como tratá-la?







Hidrolipodistrofia Ginóide (HLDG), Fibroedema Gelóide (FEG), Paniculopatia Edematofibroesclerótica (PEFE). Estas são as diversas terminologias utilizadas para o que a maioria das pessoas conhece como "celulite". É o maior motivo para a procura dos serviços de estética corporal.

Uma das nomenclaturas mais comuns no nosso meio para identificar a celulite é o termo fibro edema gelóide (FEG), caracterizado por uma hipodermodistrofia regional.

O conceito de FEG é uma desordem estética que afeta o tecido dérmico, epidérmico, subcutâneo e até muscular, com alterações vasculares e lipodistrofia com resposta esclerosante, que resulta no aspecto irregular da pele.

Perturbações hemodinâmicas locais, podem aumentar a pressão capilar e dificultar a reabsorção linfática. Esses fatores promovem alterações no tecido conjuntivo e fazem com que ele passe a reter maior quantidade de água (hidropexia), ocasionando o trânsito mais lento de líquidos na região, que associados a outros fatores, principalmente hormonais, criam condições propícias à maior deposição de gordura.

Podem ocorrer hipóteses e interferências em relação ao "aspecto celulítico"como: o lipoedema (caracterizado por mudanças estruturais nas células adiposas com presença de edema), a flacidez muscular e a flacidez cutânea, uma vez que a pele está intimamente ligada à musculatura através das trabéculas.

A flacidez cutânea ocorre devido à diminuição do número de fibroblastos com menor produção de colágeno, além da desorganização do colágeno existente.

Fatores coadjuvantes ou precipitantes

Esses fatores por si só não são capazes de determinar o aparecimento das celulites mas a sua soma em conjunto com a natural tendência das mulheres, aumenta e muito as chances de ocorrência. São eles:

– Vida sedentária – a prática de alguma atividade física leva a queima de gorduras para produção de energia para o exercício, especialmente se for atividades aeróbicas como caminhadas, corridas, bicicleta …

– Ingestão de álcool – as bebidas alcóolicas representam mais gorduras para o organismo quando consumidas.

– Pílulas anticoncepcionais – por terem na sua constituição hormônios femininos desencadeiam as alterações nos adipócitos.

– Cigarro – as substâncias do cigarro determinam expessamento das paredes dos vasos sangüíneos levando mais ainda a uma má circulação.

– Dieta hipercalóriaca – a ingesta de alimentos gordurosos leva a um maior acúmulo de gordura nas células e assim precipitando o desequilíbrio.

Tipos de celulite

A celulite pode estar em diferentes estágios desde o mais ameno ao mais proeminente e ainda pode esta associada com gorduras localizadas. Veja:

– Celulite não aparente – é apenas quando os músculos se contraem ou quando a região é apertada pelas mãos.

– Celulite aparente – é visível, independente de alguma contração muscular, o tal aspecto na pele de " casca de laranja ".

– Celulite avançada – a alteração na pele é além do aspecto de casca de laranja, a pele fica como um alcochoamento e pode conter microvarizes.

– Celulite grave – o aspecto de alcochoamento é nítido e há presença de dores.

Tratamento

O tratamento da celulite é um processo demorado e estar relacionado em promover melhores condições fisiológicas para os adipócitos . Isto pode ser obtido através da adoção de medidas alimentares equilibradas e a prática de atividades físicas como hábito. Contudo, o uso de medidas de tratamento especializado, de ação local pode acelerar o tratamento (eletrolipólise, drenagem linfática, ultra – som, thermojet e pressojet ).

Os princípios termoterápicos , eletroterápicos e massoterápicos são recursos disponíveis e utilizados pelos fisioterapeutas em clínicas especializadas para o tratamento da celulite. Este tratamento segue bases fisiológicas com atuação metabólica local o que a uma ação mais rápida no tratamento da celulite. São eles:

– Eletrolipoforese – uso de agulhas finíssimas, longas para conduzir uma corrente elétrica de baixa voltagem na região acometida. A corrente ajuda metabolizar as gorduras;

– Drenagem linfática – técnica de massoterapia com uso de cremes especiais nas áreas acometidas com intuito de aumentar a circulação e promover desintoxicação. Ajuda a drenar líquidos acumulados entre as células de gordura ;

– Ultra-som – método que utiliza a aplicação de ondas sonoras através de um cabeçote no local acometido para quebrar as gorduras retidas nos adipócitos. Sua ação também promove efeito anti-nflamatório ( combate as dores) e de aumento da circulação;

– Thermojet – uso do calor produzido pelos raios infravermelhos para estimular a corrente sangüínea e as reações metabólicas nos adipócitos;

– Pressojet – uso de botas térmicas até a altura da cintura que provocam uma massagem aquecida e assim promove uma drenagem linfática;

– Estimulação russa – aplicação de corrente elétrica na musculatura para promover contrações musculares. Geralmente se usa na região das nádegas e pernas;

– Endemologia – por meio de uma ventosa, a região acometida é massageada. Estimula a circulação e a desintoxicação;

– Termoliporedutor – a região acometida é embebida por um gel e depois, sobre ela, aplicada uma corrente elétrica que irá aquecela. A circulação fica ativada e as toxinas liberadas.

O tratamento através da fisioterapia dermato funcional é uma ótima alternativa para aqueles que pretendem eliminar as celulites, trazendo não só um melhor aspecto na região, mas também uma melhora da saúde corporal em geral.



Espero que você tenha gostado dessa abordagem. Dicas para Profissionais:
  • Livros sobre Estética
  • Cursos online de Estética
  • Ebooks de Estética
  • Curso online de Taping Estético
  • Curso online de Microagulhamento Mecânico, Elétrico e por Infusão
  • Curso online de Carboxiterapia Científica, Descolamento Compartimental (DEEP Carboxi) e Hidrolipoclasia (HLC)
  • Curso online de Intradermoterapia

  • Comente:

    Nenhum comentário

    Comente Sempre!