Saúde: Conheça as doenças que são causadas pelo tabagismo




http://www.rondoniaovivo.com/imagens_editor/Fumo.jpg

Muitos estudos desenvolvidos atualmente evidenciam que, o consumo de derivados do tabaco (cigarro, narguilé, cachimbo, charuto) causam mais de 50 tipos de doenças diferentes, principalmente as cardiovasculares. Se analisarmos todos os dados, o resultado é assustador. O sistema neural, cardiovascular e respiratório são os mais sensíveis quando se ingere substâncias nocivas como a nicotina e o tabaco.


Os ricos primários que um fumante pode se submeter relacionados ao tabagismo são as doenças no sistema cardiovascular juntamente com o sistema respiratório, que provoca insuficiência respiratória forçando o coração a bater mais rapidamente para maior captação de oxigênio diminuindo assim, sua vida útil e aumentando um fator de risco, que é o infarto do miocárdio (ataque cardíaco).


Ainda a respeito do sistema respiratório, o cigarro causa doenças como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), enfisema e câncer. Porém o câncer não se restringe somente ao trato respiratório, podendo afetar também a laringe, boca, esôfago, pâncreas, estômago, mamas, colo de útero e entre outras. Pesquisas confirmam que o tabagismo é responsável por 25% das mortes por angina e infarto miocárdio, além disso, corresponde por 90% dos casos de câncer no pulmão.


Além disso, o tabagismo afeta a reprodução, onde os compostos do cigarro matam as células espermáticas (os espermatozoides) e ocasionando disfunção erétil nos homens e, nas mulheres, causando complicações na gravidez chegando até a esterilidade. Ambos podem sofrer impotência sexual. Para se ter uma vida sem complicações de saúde é ficando longe do cigarro. Quanto mais cedo você parar de fumar, menor o risco de adoecer.




Comente:

Nenhum comentário

Comente Sempre!