10 Mitos e Verdades sobre a Celulite




 

celulite


Muitas mulheres sofrem com os "furinhos" indesejáveis da celulite, principalmente nas regiões dos glúteos, bumbum e parte interna da coxa. Por ser tão comum entre as mulheres, que estão sempre procurando métodos para combatê-las a todo custo, às vezes, a ânsia pela procura de uma solução pode gerar informações distorcidas e, muitas acabam virando crendices sem base científica. A dermatologista Jeanne Herdy, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, selecionou algumas informações que circulam por aí, para analisá-las e verificar se correspondem ou não à realidade. Veja abaixo mitos e verdades sobre a celulite.

1. Somente pessoas obesas têm celulite? De acordo com a dermatologista Jeanne Herdy, nem tudo em celulite se relaciona ao aumento de peso. "Fatores hormonais (estrógeno) e anatômicos também são predisponentes da celulite. A obesidade é um agravante, já que o acúmulo de gordura em determinadas regiões do corpo favorece o aspecto", explica a dermatologista. MITO

2. O consumo de Álcool pode agravar a celulite? Para a dermatologista, o agravamento não ocorre por causa do álcool em si, mas o fato de as bebidas alcóolicas terem muitas calorias e ter um alto índice glicêmico, o que gera o aumento de gordura localizada. "O acúmulo de gordura na hipoderme aumenta a incidência das celulites", ressalta JeannerHerdy. VERDADE

3. O cigarro também é um dos fatores que pode piorar ou causar a celulite. Segundo a dermatologista, o tabagismo provoca a redução da capacidade cardio-respiratória o que, por sua vez, reduz a oxigenação das células e isso pode agravar a celulite. VERDADE

4. Muitas mulheres também se perguntam se a celulite progride com a idade. VERDADE! Jeanne Herdy explica que a celulite está associada à flacidez, que ocorre entre os 30 e 40 anos e com o passar dos anos, há uma tendência de agravamento pelo ganho de peso. "A reposição hormonal, que algumas mulheres fazem quando atingem certa idade, também pode agravar a celulite", disse a dermatologista.

5. Outra grande dúvida entre as mulheres é se água com gás e refrigerantes também podem agravar. Nesse caso, a dermatologista explica que em partes. Isso porque não é inteiramente correta a informação de que refrigerantes e água gasosa causam celulites. "Na verdade, o gás contido nessa bebida não faz mal nenhum a nossa pele e o que ocorre é o aumento de gordura pela ingestão do açúcar contido nas bebidas. Portanto, se você gosta, beba água com gás à vontade e no caso dos refrigerantes dê preferência aos que não contém açúcar", ressalta Jeanne Herdy.

6. A gelatina reduz a celulite? MITO. De acordo com a dermatologista, apesar de conter colágeno, proteína mais abundante no corpo humano que dá sustentação à pele, não há evidências de que a ingestão da gelatina restaura a elasticidade da pele, de forma a reduzir as celulites. A dermatologista ainda faz um alerta: "A ingestão da gelatina com açúcar aumenta a gordura corporal, o que, agrava o quadro de celulite", diz JeannerHerdy.

7. Dieta balanceada pode ajudar a reduzir a celulite? VERDADE. A alimentação saudável só faz bem. Mas, isso não quer dizer que você tenha que consumir alimentos sem sabor, basta equilibrar os tipos de alimentos e evitar o excesso de fritura e doces. A dermatologista ressalta que consumir alimentos ricos em fibras também é importante. Assim como, a redução do consumo de alimentos mais calóricos e com alto índice glicêmico, evita ganho de peso.

8. O uso de cremes pode diminuir sozinho a celulite? MITO. A dermatologista explica que os cremes formulados para combatê-las são coadjuvantes. "Eles devem ser associados a outras técnicas terapêuticas. Quando utilizados dessa forma ajudam bastante", diz Jeanne.

9. A celulite é genética? VERDADE. Se ele é um incômodo para a sua mãe, provavelmente será também para você. Isto porque o fator genético influi muito no seu aparecimento. No entanto, não é preciso se desesperar, pois existem outras causas que podem ser controladas. Basta adotar um estilo de vida mais saudável e fazer uso das técnicas terapêuticas estéticas que a celulite ficará sob controle.

10. A massagem modeladora espalha a gordura e piora a celulite? MITO. Muito pelo contrário, a massagem modeladora tem como efeito a ativação da circulação sanguínea, além de ter ação sobre as gorduras localizadas, fatores que promovem sua redução. Tem seu efeito potencializado quando realizada em associação com a drenagem linfática.

Fonte: belezaesaude.net.br



Espero que você tenha gostado dessa abordagem. Dicas para Profissionais:
  • Livros sobre Estética
  • Cursos online de Estética
  • Ebooks de Estética
  • Curso online de Taping Estético
  • Curso online de Microagulhamento Mecânico, Elétrico e por Infusão
  • Curso online de Carboxiterapia Científica, Descolamento Compartimental (DEEP Carboxi) e Hidrolipoclasia (HLC)
  • Curso online de Intradermoterapia

  • Comente:

    Nenhum comentário

    Comente Sempre!