A cada 200 mil lipoaspirações, seis acabam em morte





Cirurgia estética mais realizada no país, a lipoaspiração é ferramenta comum para modelos que buscam a perfeição física. Segundo o Conselho Regional de Medicina de São Paulo, a cada 200 mil, seis acabam em morte todos os anos.

Foi o caso da modelo Pamela Baris Nascimento, 27 anos, que resolveu passar por uma segunda lipoaspiração no fim de outubro.

A operação, realizada na zona sul de São Paulo, começou às 11h15 da manhã. Às 18h, ela foi declarada morta. O procedimento ia bem até 16h30, quando a pressão arterial da modelo despencou até sete por três — longe do normal de 12 por oito. Neste momento a modelo sofreu uma parada cardiorrespiratória. A ficha médica indica atividade elétrica sem pulso, ou seja, um volume de sangue tão diminuto que o coração parou de funcionar.

A queda de pressão e a parada cardíaca indicam que Pamela sofria de uma grave hemorragia. Os médicos tentaram, sem sucesso, reanimá-la com massagem cardíaca.

Pamela foi operada pelo cirurgião Julio Cesar Yoshimura. Segundo relato de um médico auxiliar, ele decidiu fazer uma laparotomia (corte que vai do tórax até a região da pélvis) 45 minutos depois da queda de pressão e parada cardíaca. Ao fazer o corte, os médicos confirmaram que a hemorragia havia sido causada por um corte de 6 cm no fígado.

A hipótese mais provável é que a cânula (pequeno tubo que movimenta o equipamento para aspirar a gordura entre a pele e o músculo) usada na lipoaspiração tenha perfurado o fígado da modelo, levando a hemorragia e morte.

O Conselho Regional de Medicina instaurou uma sindicância para apurar o caso. A polícia pediu exumação do corpo da modelo, que foi enterrada em sua cidade natal São Francisco do Sul, em Santa Catarina.




Espero que você tenha gostado dessa abordagem. Dicas para Profissionais:
  • Livros sobre Estética
  • Cursos online de Estética
  • Ebooks de Estética
  • Curso online de Taping Estético
  • Curso online de Microagulhamento Mecânico, Elétrico e por Infusão
  • Curso online de Carboxiterapia Científica, Descolamento Compartimental (DEEP Carboxi) e Hidrolipoclasia (HLC)
  • Curso online de Intradermoterapia

  • Comente:

    Nenhum comentário

    Comente Sempre!