Drenagem linfática melhora a auto-estima e rejuvenesce




A simples arte de tocar no ser humano tem um grande significado para a saúde física e mental do indivíduo
Motivadas pelo enorme desejo de alcançarem o abdômen "tanquinho" e a silhueta tipo "violão", sem aquelas gordurinhas localizadas que tanto incomodam e levam ao desespero, muitas mulheres procuram, hoje, clínicas de estética e massoterapia em nome das sessões de drenagem linfática.

A terapia é, atualmente, a mais requisitada no Brasil para a perda de medidas. Movimenta um mercado milionário e traz grandes esperanças aos não amantes das academias de ginástica e nem do bisturi. Além disso, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), enquanto a desnutrição caiu de 9,5% para 4% da população, o número de brasileiros gordos aumentou exponencialmente. Atualmente, 40% dos adultos no País estão acima do peso considerado ideal, com Índice de Massa Corporal (IMC) superior a 25. Ao se levar em conta o total de obesos, pessoas com IMC superior a 30, o percentual é de 8,8% para os homens e 12,7% para as mulheres.

Apesar disso, dentre os principais benefícios das sessões de drenagem linfática também estão a melhora da auto-estima, da circulação sanguínea - além da linfática -, o relaxamento geral do corpo e um efeito que pouco é comentado, o rejuvenescedor.

De acordo com a massoterapeuta Pâmi Gárcia, proprietária do Místika Spa, de Campinas, a drenagem linfática deve ser vista muito mais como uma terapia em prol da saúde, do que propriamente a estética. "A drenagem auxilia sim na redução da celulite e das gorduras localizadas, uma vez que estimula a circulação linfática, ajudando o corpo a eliminar toxinas e a nutrir os tecidos. Entretanto, os benefícios ao corpo e à saúde vão muito além", comenta a terapeuta.

Ela explica que a simples arte de tocar no ser humano tem um grande significado para a saúde física e mental do indivíduo. "Todos nós sentimos necessidade do toque", afirma Pâmi.

Experimentos clínicos mostram a diferença de reação à doença quando enfermos são tocados pelos profissionais de saúde. Um simples gesto de acariciar a cabeça de um enfermo já é suficiente para, pelo menos momentaneamente, a pessoa se sentir confortada.

Ela ainda comenta que o próprio toque dos amantes era o suficiente. A mãe tocando o filho, brincando com o seu corpo, e isto era massagem. O marido brincando com o corpo da mulher e isto era massagem. "Era o suficiente, um profundo relaxamento, parte do amor. Mas isso vem desaparecendo do mundo,em que cada vez mais as pessoas esquecem de onde tocar, como tocar, o quanto profundo tocar", explica. O toque é uma das linguagens mais esquecidas e, porém, de suma importância para o emocional de qualquer ser humano. "Tocar o outro é uma benção, uma arte sagrada, um dom especial", conclui a massoterapeuta.

Muitas universidades, principalmente nos Estados Unidos, estudam os efeitos da massagem sobre as pessoas em todas as faixas etárias. A Escola de medicina da Universidade de Miami - Instituto de Pesquisa do Toque, ou "Touch Research Instituite" -, por exemplo, já conduziu em torno de 78 estudos sobre os efeitos positivos da terapia e da massagem e dentre as descobertas significativas estão a melhora no crescimento, no caso de crianças; a redução de dores, como por exemplo a fibromialgia; a redução nos problemas com a auto-imunidade, com o aumento das funções pulmonares na asma e diminuição dos níveis de glicose em diabéticos; a melhoria da função imunológica, além da melhoria da performance e agilidade, ou seja, o rejuvenescimento. Muitos destes efeitos se mostraram devido ao relaxamento e a diminuição dos hormônios do estresse.


Sobre o Mistika Spa

Fundado pela massoterapeuta Pâmi Gárcia e instalado em Campinas, o Místika Spa oferece aos seus clientes e usuários técnicas terapêuticas sempre naturais e ecológicas.

Dentre os serviços oferecidos pelo Místika Spa estão a drenagem linfática, de caráter estético e terapêutico; o darma massage, massagem relaxante e muito requisitada na casa; stones, uma terapia das pedras para reequilibrio dos chakras; shiatsu plus, técnica oriental de reequilibrio físico e energético; esfoliação corporal; massagem facial com máscara de chocolate puro e folhas de ouro; compressas a base de camomila, que é um relaxante natural, nos olhos e ombros; argiloterapia; massagens com essências e pétalas de rosas; reflexologia; reiki e terapia da polaridade, para a reposição de energia.

Por ser ambientalista e vegetariana, os produtos utilizados pela equipe de profissionais são Vegans, ou seja, apenas de origem vegetal e nunca animal. Da mesma forma, Pâmi Gárcia possui uma rigorosa observância no sentido de abolir todo e qualquer produto estético que tenha sido testado em animais de laboratório.

Como uma empresa que preza a busca pelo natural, o Místika Spa patrocina a ONG "Mundo Novo", que tem como objetivos o reflorestamento e a manutenção do meio ambiente por meio da conscientização e educação social.

O Místika Spa faz parte do Instituto Darma, um grande projeto elaborado pelo psicólogo, filósofo e terapeuta holístico, Chris Àllmêída. O centro tem como proposta oferecer e coordenar atividades, grupos, cursos e atendimentos holísticos que favoreçam o equilíbrio e o desenvolvimento pessoal, promover o intercâmbio e facilitar o relacionamento entre buscadores de autoconhecimento e oferecer produtos e serviços dedicados aos cuidados com o corpo e com a auto-estima.

Dentre os serviços oferecidos pelo Instituto, além do Miístika Spa, estão diversas terapias holísticas, técnicas de Feng Shui, Yôga, Numerologia Cabalística, Tarô, Tabelas Mágicas, Arte Arcana (Magia), Escola da Prosperidade, Curso de Afetividade, grupos de meditação, motivação on-line, Templo dos Anjos Cabalísticos, além da Rádio Zen, uma rádio on-line com programação atualizada semanalmente.

"Queremos trazer equilíbrio, autoconhecimento, transmitir ensinamentos e proporcionar vivências que realmente façam diferença para a nossa existência. Nossas atividades estão voltadas para promover o bem-estar por meio de práticas terapêuticas individuais ou em grupos, assim como para uma completa formação holística", conclui Chris Àllmêída

Fonte: Jornal do estado


Espero que você tenha gostado dessa abordagem. Dicas para Profissionais:
  • Livros sobre Estética
  • Cursos online de Estética
  • Ebooks de Estética
  • Curso online de Taping Estético
  • Curso online de Microagulhamento Mecânico, Elétrico e por Infusão
  • Curso online de Carboxiterapia Científica, Descolamento Compartimental (DEEP Carboxi) e Hidrolipoclasia (HLC)
  • Curso online de Intradermoterapia

  • Comente:

    Nenhum comentário

    Comente Sempre!