A importância do Homem visitar o urologista




 


Tradicionalmente homens e mulheres tem visões diferentes em relação ao cuidado com sua saúde e bem estar. Muitos homens (ao contrário das mulheres) não são ensinados desde pequenos sobre a importância de manter a saúde em dia e das visitas periódicas ao urologista. Enquanto as moças são ensinadas que a visita deve ocorrer todos os anos para o acompanhamento da saúde do corpo, os homens tendem a acreditar que são indestrutíveis e que portanto não é necessário um cuidado maior com o bem estar do organismo.

Isso acaba por levar muitos homens a sofrerem de doenças, que caso fossem descobertas no início, poderiam ser tratadas com uma taxa muito superior de recuperação. Entre essas doenças, uma das que mais se apresentam em homens, é o câncer de próstata.

O câncer de próstata ainda é uma das doenças mais comuns entre os homens, perdendo apenas para as doenças do sistema circulatório. Entre as principais causas para esse alarmante número de casos, se encontra a falta de cuidados e a falta de visitas ao urologista para a realização do exame.

Existem muitos preconceitos com relação ao exame de próstata. Muitos homens não desejam realizá-lo por conta disso, o que acaba por aumentar o risco, não apenas de câncer de próstata, como também de outras doenças, como a infecção do trato urinário. Doença causada por bactérias e que tem por característica,  gerar dor e desconforto ao se ir ao banheiro.

Quando descoberta no início, o tratamento é feito com antibióticos e tem em média um tempo de recuperação de dois dias. Mas quando não tratada, pode gerar complicações à pessoa e se agravar, dificultando o tratamento efetivo. O exame em si é rápido e indolor. Associado ao exame da PSA, é a unica forma de se verificar a existência do câncer, que pode ficar dormente e não apresentar sintomas por um longo período.

De fato o câncer de próstata só apresenta sintomas quando já se encontra em estágio avançado. Quando localizado em seu início, o tratamento se torna muito mais eficiente, com uma taxa de sucesso em torno de 90% e uma recuperação rápida.

Visitas periódicas ao urologista em conjunto com um estilo de vida mais saudável, são formas verdadeiramente importantes de prevenção. Além de garantirem uma vida mais longa e saudável, garantem o bem-estar e a capacidade de se aproveitar os dias ao lado das pessoas amadas.

 



Espero que você tenha gostado dessa abordagem. Dicas para Profissionais:
  • Livros sobre Estética
  • Cursos online de Estética
  • Ebooks de Estética
  • Curso online de Taping Estético
  • Curso online de Microagulhamento Mecânico, Elétrico e por Infusão
  • Curso online de Carboxiterapia Científica, Descolamento Compartimental (DEEP Carboxi) e Hidrolipoclasia (HLC)
  • Curso online de Intradermoterapia

  • Comente:

    Nenhum comentário

    Comente Sempre!