Se cuidando após os 40 anos de idade






Quando a mulher atinge os 40 anos de idade, ela avança para um novo marco e, a partir daí, ela entra na melhor idade. Mas para poder curtir e usufruir tudo o que essa nova fase da vida pode te oferecer, mulher nenhuma pode se descuidar da saúde, esse que é o principal fator para uma boa vida.

Sabemos muito bem que saúde bem cuidada é sinônimo de bem estar e muitos anos de vida, então para ajudar todas vocês que estão entrando nesse novo trecho da vida, ou mesmo as que já entraram, vamos conhecer algumas dicas para nunca descuidar da saúde e acabar por deixá-la em segundo plano.

Hoje, vamos falar sobre três pontos que eu acredito serem os mais importantes para manter um corpo e mente saudável da mulher de 40 anos.

Alimentação Saudável

Uma alimentação saudável deve ser acolhida desde cedo, não importa a idade, então se você já tem o costume de se alimentar corretamente ou nunca se esquece de oferecer um tempo e dedicação necessária para a sua dieta alimentar, basta apenas seguir com esse pensamento, adaptando algumas coisas que se tornam necessárias conforme os anos vão passando.

Vamos falar de alguns alimentos muito importantes para enriquecer a alimentação de quem alcançou os 40.

  • Aveia: ajuda a reduzir colesterol ruim e protege contra a aterosclerose (acúmulo de placa na parede das artérias). Consumir apenas 3g já auxilia na redução do colesterol.

  • Peixe: possui Ômega 3 que auxilia na diminuição da pressão arterial e reduz o risco de arritmia cardíaca. Lembrando que dentre os peixes, salmão, atum e sardinha possuem as maiores fontes de nutrientes.

  • Soja: reduz colesterol e aumenta a densidade óssea da mulher após a menopausa e a melhora da fertilidade masculina. O feijão edamame possui boas medidas de soja e consumida de duas a três vezes por semana, já traz bons resultados.

  • Leite Integral: combate a perda de massa muscular associada a idade. Beber leite após a prática de exercícios físicos colabora com a formação de massa muscular.

  • Frango: Mantêm o peso ideal e ajuda a construir músculos saudáveis, além de ser uma grande fonte de proteínas.

Check-up em dia

A mulher depois que atinge os 40 anos deve tomar cuidado com certas doenças, principalmente por questão do corpo não oferecer mais a mesma proteção que oferecia a 10, 20 anos atrás. Então vamos relembrar de alguns exames muito importantes para cuidar preventivamente da saúde e que são essenciais para garantir uma melhor qualidade de vida.

  • Mamografia: o exame deve ser realizado pela primeira vez aos 35 anos de idade e após aos 40 deve seguir uma frequência anual. O exame mamografia é um dos mais importantes para a detecção precoce do câncer de mama.

  • Colesterol e Triglicerídeos: esse deve ser feito com certa frequência dependendo do que seu médico especialista avaliar. No entanto, após os 40 o exame deve ser feito todo ano a fim de contribuir para a prevenção do infarto.

  • Densitometria óssea: Após os 50 anos de idade é recomendável fazer o exame a cada dois anos para se prevenir a osteoporose, uma doença silenciosa, ainda assim, muito agressiva com a terceira idade. Dependendo do histórico familiar, o exame pode começar a ser feito mais cedo, antes mesmo dos 50 anos de idade.

Exercícios e Rotina

Exercícios ajudam o corpo a manter a saúde em em bom estado, a simples prática de exercícios é capaz de prevenir inúmeras doenças, além de melhorar a coordenação motora, reflexos, auto estima, fôlego, resistência muscular, entre tantos outros aspectos físicos e emocionais.

Não apenas a prática de exercícios, mas também manter uma rotina diária, com tarefas divididas entre trabalho, descanso, exercícios e entretenimento, ensinar o corpo e o organismo a entrar na rotina, isso é muito importante e fundamental para uma vida mais saudável e longa.




Espero que você tenha gostado dessa abordagem. Dicas para Profissionais:
  • Livros sobre Estética
  • Cursos online de Estética
  • Ebooks de Estética
  • Curso online de Taping Estético
  • Curso online de Microagulhamento Mecânico, Elétrico e por Infusão
  • Curso online de Carboxiterapia Científica, Descolamento Compartimental (DEEP Carboxi) e Hidrolipoclasia (HLC)
  • Curso online de Intradermoterapia

  • Comente:

    Nenhum comentário

    Comente Sempre!