Método americano promete eliminar celulite com exercícios feitos em casa




A possibilidade de se livrar da celulite sem tratamentos cansativos e prolongados, equipamentos de alta tecnologia ou cremes caros pode parecer tentadora para muitas mulheres. É isso o que propõe o personal trainer e especialista em fisiologia do exercício Joey Atlas. O norte-americano criou um programa de exercícios para ser praticado em casa – sob a orientação de vídeos explicativos que podem ser comprado pela internet – e que ele afirma ser capaz de "destruir a celulite" em 28 dias.

Chamado "Symulast", o programa tem sido anunciado em sites e redes sociais e já ganhou até uma versão dublada em português. Lançada no início de novembro, a versão já foi comprada por mais de 3 mil brasileiras. Apesar do frisson que o método tem provocado em blogs de beleza, especialistas ouvidos pelo G1 das áreas de atividade física, dermatologia e nutrição observam que o combate à celulite não é tão simples e que a prática de exercícios por si só, ainda que importante, não garante a eliminação do problema.

O tratamento ideal, segundo eles, também deve envolver mudança de hábitos alimentares e adoção de técnicas voltadas para o melhor funcionamento do sistema linfático e combate à flacidez e à gordura localizada. Nem mesmo a associação de todas essas práticas garante com certeza o fim da celulite: os que têm experiência no assunto são unânimes em dizer que não existe tratamento milagroso.

A celulite se manifesta por "furinhos" que aparecem na pele, principalmente no bumbum e nas coxas, que deixam a região com aspecto parecido com o da casca da laranja. O desenvolvimento do problema tem relação com o acúmulo de gordura localizada, acúmulo de água nas células, além de flacidez da pele e dos músculos. A celulite é uma queixa para 62,4% das brasileiras, de acordo com a pesquisa DermaBrasil, feita em 2010 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Em entrevista por e-mail, Altas diz que decidiu criar o método depois de ouvir muitas histórias de clientes que haviam tentado métodos mirabolantes e malsucedidos para tentar limar a celulite. "Eu já vinha treinando mulheres por 9 anos e, durante esse tempo, pude refinar o método para obter o máximo de efetividade no menor período de tempo", diz o norte-americano.

Segundo ele, 49 mil pessoas já compraram o pacote de exercícios, que está disponível em 5 línguas. A versão em português é a que cresce mais rapidamente, depois da versão em inglês, segundo Altas, que brinca que "as mulheres brasileiras o amam". O programa custa R$ 99,90.

Uma das pessoas que testou o programa online de exercícios foi a cosmetóloga Paula Miranda, autora de um site com dicas de hábitos saudáveis. Ela conta que, apesar de já se alimentar bem e fazer exercícios com frequência, ainda tinha bastante celulite na parte posterior da coxa. Quando soube do programa por uma amiga, comprou o pacote e acrescentou os exercícios à sua rotina.

Ela conta que os resultados foram visíveis. "Ia à academia e, quando chegava em casa, fazia os exercícios propostos por ele. Fiz isso durante 30 dias e a celulite melhorou em 80%", diz Paula. Uma postagem em seu site sobre os resultados da prática recebeu dezenas de comentários de leitoras ávidas por uma solução para o problema.

Com a teoria de que a celulite não é um problema de pele ou gordura, mas apenas de fibra muscular, Atlas propõe uma série de exercícios para serem feitos em casa que tem o objetivo de estimular as fibras musculares da parte inferior do corpo. "Quando os músculos não recebem estímulo, atrofiam e a pele que os cobre não tem apoio, por isso aparecem os sulcos e inchaços", explica Atlas no vídeo de apresentação de seu programa.

Ressalvas
Porém, de acordo com a dermatologista Valéria Campos, da SBD, a flacidez muscular é apenas um dos fatores que levam à celulite. "Se fosse a única causa, nenhum atleta teria celulite e existem atletas com celulite", diz.

Para a educadora física Mila Toledo, diretora de uma empresa de assessoria esportiva, quem é sedentário e começa a fazer um trabalho de fortalecimento das regiões afetadas pela celulite, como propõe Atlas, pode realmente melhorar o aspecto uniforme da área. Porém, ela alerta que alguns dos exercícios propostos, se feitos de maneira errada e sem uma orientação presencial, podem ser prejudiciais e levar a lesões nos joelhos, por exemplo.

Para pessoas que não têm disponibilidade para ir à academia ou pagar um personal trainer, ela sugere que contratem um professor para dar uma aula uma vez por mês para ensinar a sequência e garantir que a execução dos movimentos esteja correta.

O personal trainer Eduardo Bortoletto, especialista em nutrição esportiva, afirma que a prática do "Symulast" deve melhorar a musculatura dos praticantes "em um grau pequeno", já que os exercícios são de baixa intensidade. Ele enfatiza a importância da mudança na alimentação para quem quer eliminar a celulite. "A reeducação alimentar faz com que a pessoa consiga a diminuição da quantidade de gordura nas células. Para reduzir a celulite, 60% do processo depende da reeducação alimentar."

Alimentação
Segundo a nutricionista Paula Castilho, especialista em nutrição estética, quem quer amenizar ou prevenir o surgimento da celulite deve consumir alimentos com ação anti-inflamatória e antioxidante, como aqueles ricos em flavonoides, polifenois e beta-caroteno.

"O ideal é investir bastante em frutas vermelhas, uva, gengibre. No geral, alimentos de cor vermelha, laranja e amarela", diz Paula. Além disso, alimentos diuréticos, que têm bastante água na composição, também podem ajudar a combater o acúmulo de líquido.

Já os alimentos que devem ser evitados são aqueles gordurosos ou com muito sódio na composição, como refrigerante e alimentos industrializados em geral. "As pessoas devem investir em alimentos mais naturais e integrais e tomar pelo menos dois litros de água por dia", completa Paula.

Atlas defende que os resultados podem ser obtidos mesmo se a pessoa não mudar os hábitos alimentares, mas, nesses casos, eles podem demorar mais a aparecer. "Eu ainda gosto de encorajar as mulheres a focarem em um plano de alimentação saudável porque isso traz benefícios profundos, que vão bem além da questão da celulite."

Drenagem linfática  (Foto: Adriana Justi / G1)

Outras técnicas
Pessoas que podem investir mais dinheiro no tratamento têm à disposição uma série de procedimentos estéticos. Segundo Valéria Campos, o mais simples deles é a drenagem linfática manual, um tipo de massagem que estimula o sistema linfático, combatendo o acúmulo de líquido nas células.

Cremes também podem funcionar, mas "nenhum é milagroso", segundo a dermatologista Daniela Schmidt Pimentel, do Serviço de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. "Os princípios ativos com mais evidências de eficácia são os derivados das xantinas, dentre eles a cafeína, e o ácido retinóico", diz a especialista

O dermatologista Jardis Volpe, diretor de uma clínica de dermatologia de São Paulo, acrescenta que, hoje, as técnicas mais modernas para combate à celulite envolvem tecnologias de ultrassom de alta potência, radiofrequência e infravermelho. "Essas técnicas conseguem atingir as fibroses e o resultado é muito melhor do que o obtido somente com massagens", diz.

Celulite (Foto: Arte/G1)


Espero que você tenha gostado dessa abordagem. Dicas para Profissionais:
  • Livros sobre Estética
  • Cursos online de Estética
  • Ebooks de Estética
  • Curso online de Taping Estético
  • Curso online de Microagulhamento Mecânico, Elétrico e por Infusão
  • Curso online de Carboxiterapia Científica, Descolamento Compartimental (DEEP Carboxi) e Hidrolipoclasia (HLC)
  • Curso online de Intradermoterapia

  • Comente:

    Nenhum comentário

    Comente Sempre!