Cuidados com a acne aumentam no verão





A acne, uma das principais vilãs do visual de adolescentes e adultos, é um problema de pele muito comum, causado principalmente por alterações hormonais e stress. Muito comuns na adolescência devido às alterações hormonais, as acnes ocorrem por um aumento na produção de sebo pela pele e pelo estreitamento da abertura dos poros. Essa condição dá origem à proliferação de micro-organismos, inflamações e, consequentemente, a formação das espinhas. O quadro pode ocorrer em qualquer idade e afetar da pele oleosa, mista à seca.

É preciso, apenas, tomar algumas precauções. Evite a exposição ao sol entre as 10 e 16 horas, use sempre chapéus e filtro solar com fator de proteção mínimo de 30. 

Sabonetes - foto: Getty Images

O sabonete ideal

O melhor sabonete para limpar a pele é o neutro. Mas quando o processo inflamatório está muito acentuado outros produtos podem ser utilizados. Sabonetes adstringentes, que diminuem significativamente a oleosidade, e sabonetes com substâncias antissépticas, que ajudam a controlar a proliferação bacteriana, podem ser bons aliados. 

Lavando o rosto - foto: Getty Images

Lave o rosto com cuidado

Apesar do calor provocado pelas altas temperaturas, evite o exagero. É importante manter a higiene, mas não se deve lavar a pele excessivamente. Isso porque quanto mais ela for lavada, maior será a produção de sebo. Lavar a pele duas vezes por dia é o ideal, uma vez pela manhã e outra pela noite. Para realizar o procedimento é importante que a água não esteja quente e que a oleosidade seja completamente removida, mas sem machucar a pele.

Não existe comprovação dos efeitos positivos da água termal, produto com possível ação anti-inflamatória, nesses casos. Lenços umedecidos ajudam a manter a pele limpa, mas aqueles que têm álcool na composição podem aumentar a oleosidade e piorar a hidratação da pele.  

Mulher passando cosmético- foto: Getty Images

Princípio ativo

O azuleno, o enxofre e o ácido salicílico são algumas das substâncias que têm propriedades secativas e ajudam no controle da acne. Mas Cláudio enfatiza que é essencial procurar um dermatologista ou cosmetólogo para orientar o melhor produto para a sua pele. Muitos sabonetes e cremes contêm algumas dessas substâncias, mas, nem por isso, são as melhores opções. Não adianta ter uma substância boa e outras ruins. 

Limpeza de pele - foto: Getty Images

Limpeza de pele


A frequência indicada é de uma vez por mês, em casos mais avançado ela pode ser feita quinzenalmente por um profissional especializado. O procedimento tem função antiseborreica e remove as bactérias colonizadoras da pele. É interessante fazer a limpeza de pele usando produtos próprios para a pele com acne e associar a esfoliação, que retira as células mortas".

Este tratamento, como outros procedimentos estéticos, pode ser feito durante verão, mas sempre com o cuidado de proteger adequadamente a pele. Se possível, não se exponha ao sol. Caso contrário, não se esqueça do filtro solar com FPS 30, de usar chapéus e de evitar sair ao sol entre as 10 e 16 horas 

Alimentação saudável - foto: Getty Images

Cuidado com a alimentação

A alimentação é um dos principais causadores da acne. No verão, prefira alimentos que, além de leves e refrescantes, ajudam a manter a pele hidratada. Frutas, verduras, legumes e sucos são ótimas pedidas. Manter a pele saudável ajuda a evitar a proliferação de bactérias.

Alimentos ricos em zinco e betacaroteno diminuem a produção de sebo e, consequentemente, as espinhas. Abuse de saladas com folhas verdes escuras ? como o espinafre, o brócolis, a couve e o agrião -, cenoura e abóbora. Sucos de manga e pêssego também protegem a pele.

Deixe as frituras da praia de lado e opte pelos frutos de mar preparados de maneira saudável. Este alimento é rico em zinco, que ajuda a evitar acne.  

Maquiagem - foto: Getty Images

Maquiagem

A maquiagem ajuda a disfarçar os furinhos da pele e a oleosidade, que aumenta no verão. Mas esses produtos de beleza podem conter impurezas que se depositam no interior da pele e aumentam as chances de infecções locais.

Alguns aliados são a maquiagem mineral, cujos componentes combatem a oleosidade, e o primer, ou pré-base, que ajuda a fechar os poros e impede que a maquiagem e outras substâncias irritantes penetrem na pele.  

Tratamento estético - foto: Getty Images

Tratamentos estéticos

Todos os tratamentos para acne podem ser realizados no verão, desde peeling químico até laser, desde que o paciente seja orientado a evitar o sol e usar protetor solar - com fator de proteção ao sol 30, no mínimo. O uso da luz pulsada, que tem ação anti-inflamatória, para controlar as acnes. A transmissão de luz e calor ajuda a desobstruir os poros e melhora o aspecto da pele. 

Escolha um protetor solar que seja oil free. Esses produtos não têm óleos na sua composição e, por isso, não favorecem a obstrução dos poros, que favorece o aparecimento de espinhas. Esta dica cabe para todos os tipos de pele, e não só para quem tem pele oleosa.


Espero que você tenha gostado dessa abordagem. Dicas para Profissionais:
  • Livros sobre Estética
  • Cursos online de Estética
  • Ebooks de Estética
  • Curso online de Taping Estético
  • Curso online de Microagulhamento Mecânico, Elétrico e por Infusão
  • Curso online de Carboxiterapia Científica, Descolamento Compartimental (DEEP Carboxi) e Hidrolipoclasia (HLC)
  • Curso online de Intradermoterapia

  • Comente:

    Nenhum comentário

    Comente Sempre!