Entenda a diferença entre rosácea e melasma






A exposição ao sol é um dos fatores que pode desencadear manchas na pele. No entanto, nem todas as manchas são iguais. Por isso, é fundamental investigar a origem e as características.

A rosácea é uma doença de pele muito comum, que afeta mais as mulheres. Se manifesta no centro do rosto em direção às bochechas, nariz, testa e queixo. Não se sabe ao certo a causa da rosácea, mas pode ser hereditariedade. 

Alguns fatores aumentam a doença em quem tem predisposição, provocando facilmente a dilatação dos vasos sanguíneos, entre eles, cigarro, banho quente, ingestão de álcool, estresse e até o uso de corticoides.

Evite se expor ao sol e as mudanças bruscas de temperatura. Não tome banho na água quente, muito menos lave o rosto com água quente. Jamais se automedique, alguns remédios podem desencadear a doença.

Em todo episódio de rosácea, tente relacionar os alimentos que ingeriu e os produtos que usou, para ver se são eles os responsáveis pelo aparecimento da doença. 

O tratamento contra a rosácea é tópico ou com uso de antibióticos via oral. Em alguns casos, usa-se a luz pulsada, pois ela ameniza o aspecto da rosácea, mas não pode agir sobre a causa do problema. Também são usados produtos com fórmulas hipoalergênicas e sem cheiro, para não sensibilizar ainda mais a pele. Existem ainda produtos específicos e calmantes. 

Já o melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ser nos braços e colo. Afeta mais frequentemente as mulheres. Não há uma causa definida, geralmente é multifatorial. Muitas vezes, está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e, principalmente, à exposição solar.

Os tratamentos variam, mas sempre compreendem orientações de proteção contra raios ultravioleta e à luz visível, que deve ser redobrada quando se inicia o tratamento. As terapias disponíveis são o uso de medicamentos tópicos e procedimentos para o clareamento. Dentre os procedimentos mais realizados estão os peelings e aplicações de microagulhamento e lasers. Contudo, é importante consultar um dermatologista para fazer o diagnóstico correto.




Espero que você tenha gostado dessa abordagem. Dicas para Profissionais:
  • Livros sobre Estética
  • Cursos online de Estética
  • Ebooks de Estética
  • Curso online de Taping Estético
  • Curso online de Microagulhamento Mecânico, Elétrico e por Infusão
  • Curso online de Carboxiterapia Científica, Descolamento Compartimental (DEEP Carboxi) e Hidrolipoclasia (HLC)
  • Curso online de Intradermoterapia

  • Comente:

    Nenhum comentário

    Comente Sempre!