Estou com câncer de mama e agora?





​ 

Você foi ao ginecologista e recebeu a notícia que infelizmente está com câncer de mama. Provavelmente você pensou "e agora?". Quando recebemos uma notícia assim parece que o chão se abre sobre você, mas calma. Nada de pânico. Hoje a medicina está bastante evoluída e o câncer de mama tem uma porcentagem alta de cura.

Descoberta

O autoexame é o primeiro indicar que existe algo com seu corpo. Por isso é recomendado ser feito mensalmente após a menstruação. Depois é a hora de ir ao ginecologista para um check-up, não deixe de ir pelo menos uma vez ao ano. Com isso ele pedirá exames como mamografia, ultrassom de mamas, tomossíntese e estereotaxia para constatar a presença de nódulos e com isso iniciar o tratamento.

Tratamento

O tratamento para o câncer é a base de quimioterapia, radioterapia e cirurgia para a retirada do tumor. Pode ser desconfortável por causa de toda a radiação, mas tenha sempre em mente que é para a sua melhora.

Seu cabelo pode cair (isso não impede de colocar peruca, chapéu ou lenço fica estilosa!), você não sentirá fome (mas tente comer mesmo assim), sentirá sono e cansaço (durma, mas se mexa também, nada de ficar estagnada). Tudo isso é normal. Leve esse tratamento de uma forma menos doente. Como? Transforme esse tratamento doloroso em momento de relaxamento. Leia um livro, assista um filme ou uma série, de risada. O riso é uma forma de remédio também.

Pós

Como é bom receber alta do tratamento e finalmente ver que deu certo, não é mesmo? Aproveite cada minuto do seu dia para fazer algo proveitoso. Saia de casa, vá encontrar com amigos e familiares, vá a um parque e veja as pessoas. Distrair-se dos problemas faz com que você consiga observar de uma perspectiva diferente a vida. Converse, ria, escute. Faz bem tanto para a alma quanto para o corpo.


Comente:

Nenhum comentário

Comente Sempre!