Fatores que favorecem a celulite




Celulite, tratamento celulite e anti-celuliteHerança genética

A herança genética é muito importante na celulite e tem que ser levada em conta. Pode-se herdar diferentes tipos de fatores que predispõe à ela (produção de hormônios, tipo constitucional e até hábitos alimentares). Mas isso não significa que você vai obrigatoriamente desenvolver o problema de celulite. Vamos supor que duas irmãs gêmeas idênticas, com predisposição genética para celulite sejam criadas por famílias diferentes. Uma família se preocupa em manter uma alimentação saudável e em fazer exercícios físicos regulares. A outra não dá importância para esses cuidados. A primeira gêmea tem probabilidade muito menor de desenvolver celulite. Uma pessoa com tendência hereditária para desenvolver celulite, que tenha vida sedentária e hábitos alimentares descuidados, pode ter até mais celulite do que outra com tendência maior, mas que se cuida.



Celulite, tratamento celulite e anti-celuliteFatores hormonais

Os hormônios femininos mesmo normais tem um papel importante no aparecimento da celulite. São os hormônios femininos que determinam onde a gordura será depositada na mulher, é ele que dá a característica ginóide que favorece a deposição de gordura no quadril e na coxa. O hormônio feminino também tem uma forte e importante ação na parede das veias, facilitando a formação de edema (inchaço). O hormônio também tem um papel na retenção de líquidos que ocorre no final do ciclo menstrual e que pode ter um papel no aparecimento da celulite. Podemos dizer que a celulite depende da deposição de gordura, da ação dos hormônios e das alterações das veias e linfáticos. O papel dos hormônios é determinante e muito forte, isso é comprovado pelo fato de a celulite começar a aparecer na adolescência, quando os hormônios femininos passam à ser secretados pelo organismo.



Celulite, tratamento celulite e anti-celuliteAlimentação

Comer mais que o necessário, assim como dietas ricas em gorduras ou carbohidratos ou maus hábitos alimentares (Ex: comer muito à noite e não comer de dia) aumentam a síntese e o armazenamento de gorduras, favorecendo a celulite. Tomar pouca água e abusar do sal dificulta a troca de líquidos do organismo favorecendo a retenção de resíduos tóxicos do metabolismo celular (as células funcionam como uma fábrica que produz várias coisas úteis, mas esse trabalho todo produz um lixo- resíduo tóxico- que precisa ser retirado constantemente).



Celulite, tratamento celulite e anti-celuliteVida sedentária

A falta de exercícios físicos diminui muito o consumo de energia pelo corpo o que facilita as sobras alimentares que serão transformadas em gordura. Além disso as células perdem a capacidade de produzir energia levando o organismo todo à ser mais apático, devagar. A vida das mulheres de antigamente não tinha as facilidades que existem hoje como transporte fácil, eletrodomésticos, água encanada, etc. Uma mulher há não muitos anos atrás tinha afazeres domésticos que provocavam muito mais exercícios do que hoje, como tirar água do poço, ou andar para fazer sua obrigações, por exemplo. As facilidades modernas tornam obrigatória a realização de alguma atividade física para evitar o sedentarismo que é muito prejudicial para a saúde como um todo e não só para a harmonia corporal.

Espero que você tenha gostado dessa abordagem. Dicas para Profissionais:
  • Livros sobre Estética
  • Cursos online de Estética
  • Ebooks de Estética
  • Curso online de Taping Estético
  • Curso online de Microagulhamento Mecânico, Elétrico e por Infusão
  • Curso online de Carboxiterapia Científica, Descolamento Compartimental (DEEP Carboxi) e Hidrolipoclasia (HLC)
  • Curso online de Intradermoterapia

  • Comente:

    Nenhum comentário

    Comente Sempre!