Não adianta gastar dinheiro com um xampu que promete milagres se você não souber lavar os cabelos da maneira correta. Para que o produto realmente faça efeito nos fios, deixando-os mais hidratados, fortes e brilhantes, é imprescindível saber utilizá-lo.
De acordo com a terapeuta capilar Patrícia Maciel, a raiz do cabelo é muito diferente das pontas e, por isso, essas áreas devem receber cuidados diferentes.
Outra dica dada pela terapeuta é para que o uso do xampu seja restrito à raiz. Isso quer dizer que não é preciso passar o produto nas pontas, pois o próprio ato de enxaguar os cabelos já vai garantir que o xampu chegue até elas. O contrário também está valendo: jamais passe condicionador na raiz. Ela já tem a oleosidade necessária e não precisa de cremes.
Massagem poderosa
Segundo Patrícia, a massagem no couro cabeludo deve ser realizada apenas na segunda lavagem e somente com xampu
- A primeira lavagem serve apenas para tirar a sujeira dos fios e a oleosidade excessiva. Escolha um bom xampu sem sal e aplique na palma da mão o equivalente a uma moeda de um real, não é preciso nada mais do que isso.
Essa quantidade deve ser distribuída iguamente entre seis pontos da cabeça: o primeiro é a região acima da testa, assim que o cabelo começa; o segundo é bem no topo da cabeça; o terceiro é no ponto mais alto, entre o topo da cabeça e a nuca; o quarto é a nuca; o quinto é a lateral direita da cabeça, próximo à orelha direita; e o último é a lateral esquerda, próxima a outra orelha.
- Depois de distribuir o xampu, com a ponta dos dedos e com movimentos suaves e circulares, comece a massagear o primeiro ponto e vá até a parte de trás da cabeça. Logo em seguida, faça os mesmos movimentos, mas começando da nuca. Depois comece a massagear uma das laterais, até chegar ao topo da cabeça e, finalmente, parta para o outro lado, também até chegar ao topo da cabeça. Termine enxaguando bem os fios e tirando todo o excesso de produto.De acordo com a especialista, os dedos devem fazer um pouco de pressão no couro cabeludo durante os movimentos circulares, "como se a pessoa quisesse deixar sua impressão digital marcada na cabeça".
- Jamais utilize as unhas na massagem. Ela deve ser feita delicadamente, com movimentos precisos e usando apenas as pontas dos dedos.
Espero que você tenha gostado dessa abordagem. Dicas para Profissionais:
Nenhum comentário
Comente Sempre!